Cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons azuis, a partir de sais de ferro que produz uma imagem em ciano e que remonta ao século XIX. Foi desenvolvido em 1842 pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins e pelo cientista e astrônomo inglês Sir John Herschel.
É um processo fotográfico sem câmera com um enorme potencial criativo.​​​​​​​
Nesta oficina vamos entender a Cianotipia no contexto histórico da Fotografia, perceber como são feitos os químicos, compreender que há inúmeros fatores que condicionam a forma como a fotografia será impressa, tais como a gramagem e o tipo composição do papel, a forma como os químicos entram em contacto com o papel, o tempo de exposição, a qualidade da luz e alguns outros.
A ideia é que cada participante desta oficina possa ser capaz de produzir as suas cianotipias, estimulando a sua própria criatividade.
Não é preciso nenhum conhecimento prévio em Fotografia ou em processos alternativos de impressão fotográfica. Esta oficina se destina a todos aqueles que queiram expandir a sua criatividade e entrar em contacto com esta técnica que é de uma beleza única.
INFORMAÇÕES SOBRE A OFICINA:
A oficina tem duração de 3 horas. 
As pessoas inscritas que quiserem ver impressa uma imagem pessoal em Cianotipia, deverão enviar 1 ou 2 fotografias até dois dias antes da realização da oficina. Poderão também levar flores secas e objetos translúcidos para a criação de fotogramas. Objetos e negativos fornecidos pela formadora estarão também disponíveis para o uso de todas e todos.
O local onde se realiza a oficina é sempre combinado na altura da formação e consoante o número de inscritos. 
Não há número mínimo de participantes para que a oficina aconteça, ou seja, pode acontecer com apenas 1 pessoa ou com um grupo.
Esta oficina acontece em dois formatos: 
Online : para garantir a qualidade da formação, o participante que optar pela formação online, recebe o material essencial por correio (somente válido para Europa), o valor do envio dependerá do destino e é calculado antes da inscrição.


Presencial : neste momento acontece apenas para pessoas ou grupos que se encontrem em Portugal. Pode também acontecer em outros países da Europa com custos associados. 
O investimento é de 40€ (inclui todo o material - químicas, papel, negativos, opções para fotogramas, pinceis, tinas, caixa de luz, banhos de viragem e etc.). A alternativa de formação online tem custos associados como mencionado acima. 
O pagamento pode ser feito das seguintes formas:

Transferência bancária : PT50 0035 0739 0002 7574 300 60 (Caixa Geral de Depósitos)
MBWay : +351 918206884
PayPal : @cristinadantas

Depois de fazer o pagamento, por favor enviar o comprovativo para aflora.cristina@gmail.com. 
As datas da oficina são sempre anunciadas nas redes sociais do Aflora, (Instagram e Telegram - t.me/canalaflora). Mas se você tem interesse em fazer esta oficina e/ou tem amigos com quem gostaria de montar uma turma pode enviar uma mensagem pelo formulário abaixo. 
Fique à vontade para me escrever e perguntar o que você quiser que não tenha sido mencionado aqui.

Espero que você se apaixone pela Cianotipia tanto quanto eu. 
💙
Clique aqui pra se inspirar!
envia!
Obrigada! Entro em contato com você o quanto antes. Prometo não lhe deixar à espera. ☺️
Back to Top