“Mentoria do Olhar”
é um projeto de acompanhamento na criação e produção de projetos criativos, que incidam especialmente na área da Fotografia.


Depois de quase 20 anos trabalhando com formação de artistas visuais, entendo que a criação de um projeto criativo que tem acompanhamento especializado, com a indicação de fontes de pesquisa e um outro olhar crítico aumenta as chances de que este projeto atinja o objetivo a que se propõe, tornando o resultado final mais rico e assertivo.
Além de ser uma fonte de motivação externa que impulsiona realização.

1. O que é a mentoria?
É o aconselhamento e/ou acompanhamento de projetos criativos. O mentorado ou a mentorada será auxiliado(a) em todas as fases do seu projeto ou naquelas em que desejar a mentoria. Pode ser pontual ou acompanhar todo o projeto. É um processo de aprendizagem prática, altamente específica, customizada e sob demanda mas não substitui as iniciativas formais de aprendizagem. 
Pode acontecer fornecendo uma visão/opinião sobre um projeto que já está em desenvolvimento ou um aconselhamento sobre aspectos técnicos/conceptuais.
A mentoria não é fechada a um determinado contexto ou formato. Ela se molda ao que o mentorado(a) precisa.
É como se houvesse uma pessoa pra pensar no seu projeto junto com você.

2. Quais os objetivos?
Aumentar a confiança do(a) mentorado(a) no seu projeto, orientar a tomada de decisões, o encontro de fontes de inspiração, a solidificação da ideia, auxiliar na resolução de problemas, na construção de ações estratégicas e no alcance de objetivos gerais e específicos.

3. A quem se destina?
Interessados em desenvolver projetos criativos (maioritariamente na área da Fotografia e do Design Gráfico) ou que desejem uma opinião externa relativamente ao trabalho autoproposto. 


4. Em que situações poderá ser utilizada?
Criação de projetos pessoais, edição (tratamento e escolha) de imagens para exposição, para submissão a concursos, criação de livros, apresentações em formato digital e etc.
5. Como funciona?
Depois de aceitas as condições o processo começa com o envio de um email com a carta de intenções do projeto. Um texto simples, sucinto e objetivo que descreve, como o próprio nome diz, a intenção principal que se quer realizar com o projeto. A partir daí será agendado o encontro presencial e/ou por vídeo conferência para dar andamento à mentoria.
6. Quanto tempo dura?
A duração da mentoria (número de encontros) vai depender da natureza do projeto e do tempo de execução disponível para a sua criação. No entanto, tal como mencionado no ponto 1 a mentoria poderá acontecer num único encontro, caso o objetivo do mentorado seja, por exemplo, uma orientação no tratamento digital de um conjunto de fotografias ou um aconselhamento pontual sobre uma questão específica. 
7. Quanto custa?
Vai variar de acordo com o número de sessões acordado. O valor de 1 sessão com duração de 2 horas tem um investimento de 40 euros + iva. Projetos de média/longa duração (mais de 1 mês), tem um valor diferenciado pois requerem um número maior de sessões. 

8. Quais são as principais vantagens?
. Receber conselhos imparciais e encorajamento para desenvolvimento do seu projeto;
. Desenvolver a criatividade e novas habilidades;
. Expor o(a) mentorado(a) a uma forma diferente de pensar e ver o próprio projeto;
. Explorar novos métodos e estratégias de criação;
. Ampliar a perspetiva sobre o cenário criativo ao debatê-lo com alguém que está fora do contexto.

Esta mentoria é, acima de tudo, ter uma parceira de jornada que lhe acompanhará nas dificuldades e celebrará as vitórias.

Num universo tão grande que vai desde o reconhecimento da motivação que lhe move a criar até a concretização física do projeto, você escolhe em que fases deseja não pensar sozinha(o).

Se tem interesse em realizar o seu projeto criativo com acompanhamento ou tem qualquer dúvida,  envia um email que eu lhe esclareço.
Back to Top